terça-feira, 16 de abril de 2013

Tomé o incrédulo ou o sensato?

Pois bem estava na missa de domingo e o evangelho era “Jo 20,19-31”, a passagem bíblica que relata o momento em que Jesus se faz presente no meio dos discípulos após ele ressuscitar,e o discípulo Tomé foi avisado que Jesus estava vivo pelos outros discípulos, e ele não acreditou disse que só acreditaria vendo.


O Tomé pouca culpa tinha no meu ver, ele não estava presente quando Jesus apareceu e mostrou que estava vivo após ter sido crucificado, e quando contaram para ele que Jesus tinha aparecido, eu iria falar a mesma coisa: 'Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos,se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei', não sei se usaria as mesmas palavras mas seria nesse sentido.

Quando li que Jesus volta então quando os discípulos estão numa sala inclusive Tomé, e Jesus pede para que ele toque nas marcas, pensei comigo, puxa como Jesus foi inteligente, ele conseguiu de uma maneira muito simples provar que de fato ele ressuscitou, mas escutando algumas homilias e textos, as pessoas apontam Tomé sendo uma pessoa incrédula, é indiscutível que a dúvida de Tomé foi um ponto crucial nessa história, se ele não tivesse tido essa dúvida será que nós hoje no século XXI iríamos acreditar?

Hoje é fácil falar que Tomé foi incrédulo e tudo mais, pois temos o seu exemplo, mas essa incerteza de Tomé gera um leque de várias outras perguntas, Será que devemos acreditar em tudo o que ouvimos?

Confesso que não sei responder essa pergunta, mas acho que não devemos apontar o Tomé sendo o culpado da história. Certa vez tive o prazer de escutar uma reflexão de um amigo meu e radialista aqui na Rádio Ativa, o Alexandre, sendo que em menos de 30 minutos ele deixou umas 30 pulgas atrás das nossas orelhas, se o meu texto deixar você com pelo menos uma pulga atrás da orelha já vou ficar muito feliz.

Peço a você que está lendo este texto que reflita sobre essas perguntas que fiz ao longo do texto. Uma reflexão meia maluca não? Mas no fundo será que não faz sentido?

Escrito por: Gabriel (Pensador) Leite
Fonte: Radio Ativa - Rádio parceira do blog da PJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário