quarta-feira, 22 de maio de 2013

Acesso à informação (Secretaria Nacional da Juventude) Pt. 2


Primeira Parte você encontra clicando aqui!

6. Como são escolhidos os conselheiros do Conjuve?
Os membros do Conselho são escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta, e os cargos de presidente e vice-presidente são alternados, a cada ano, entre governo e sociedade civil.


7. O que são as Conferências Nacionais de Juventude? Quantas foram realizadas?
Ao todo foram realizadas duas Conferências, ambas em Brasília, em 2008 e 2011. A primeira Conferência mobilizou mais de 400 mil jovens em todo o país, durante as etapas preparatórias, que incluíram as pré-conferências, conferências regionais, municipais, estaduais e livres, além da consulta aos povos e comunidades tradicionais. Ao final do encontro, os participantes apresentaram um documento contendo 70 resoluções e 22 prioridades para nortear as ações governamentais para a juventude em nível federal, estadual e municipal. Asegunda Conferência aconteceu em dezembro de 2011 e reuniu delegações eleitas em mais de mil municípios de todos os 27 estados da Federação. Na etapa preparatória foram realizadas mais de 1.500 conferências territoriais, municipais e estaduais, além das conferências livres, virtual e da consulta aos povos e comunidades tradicionais. O encontro contou também com uma delegação internacional de 14 países da América do Sul, África, América do Norte e Europa, ampliando o diálogo entre governos e sociedade civil e a cooperação internacional nas políticas públicas de juventude.  A primeira Conferência foi responsável pela importante mobilização de governos e movimentos juvenis em torno das bandeiras da juventude, ampliando seu reconhecimento e legitimidade. No segundo encontro, a juventude levantou novamente suas causas, mas tratou também de debater os rumos do desenvolvimento nacional a partir do olhar da maior geração de jovens da nossa historia. Mais do que novas políticas públicas, o documento base e as propostas do texto “Para desenvolver o Brasil” apontam essa sintonia do debate da juventude com um projeto de país mais justo e democrático.

8. Onde posso obter as resoluções da 2ª Conferência Nacional de Juventude?
As resoluções e todas as informações sobre a Conferência estão disponíveis no hotsite www.juventude.gov.br/conferencia

9. Quais os principais programas do governo federal voltados para a juventude?
Junto com a Unesco, a Secretaria Nacional de Juventude elaborou um Guia de Políticas Públicas do governo federal, onde constam os principais programas voltados para os jovens. O Guia está disponível no endereço www.juventude.gov.br e traz informações sobre o Projovem, Pronasci, Prouni, Praças da Juventude, Pronaf Jovem, Bolsa Atleta, Brasil Alfabetizado, Proteja, Bolsa Família, Escola Aberta, Cultura Viva, Segundo Tempo, Projeto Rondon, Soldado Cidadão, Juventude e Meio Ambiente, Pronatec e Ciência Sem Fronteiras, entre outros.

10. Quais as principais ações em desenvolvimento pela Secretaria Nacional de Juventude?
A Juventude obteve uma importante conquista no governo da presidenta Dilma Rousseff, com a inclusão, pela primeira vez, no Plano Plurianual, de um programa voltado exclusivamente para os jovens. Trata-se do Programa Autonomia e Emancipação da Juventude (PPA 2012 a 2015), que visa articular e promover mecanismos que assegurem a inserção social dos jovens, garantindo-lhes uma formação adequada e criando condições para que construam e executem seus projetos pessoais e profissionais. O PPA é composto por várias iniciativas, incluindo as Estações da Juventude, o Observatório Participativo do Juventude, a Inclusão Participativa da Juventude e a Inclusão Digital da Juventude Rural. Saiba mais.

11. Quais os principais marcos da Política Nacional de Juventude desde 2005?
Alguns eventos mostram os avanços os avanços da agenda juvenil, no Brasil e no mundo, desde que a Política Nacional de Juventude foi criada, em 2005. Para saber mais sobre os fatos relacionados abaixo, acesse o site www.juventude.gov.br seguido do item Marcos da Política Nacional de Juventude.

2005 – Lançamento do Projovem
2007 – Lançamento do Projovem Integrado
2007 – Brasil sedia 1ª Reunião Especializada da Juventude do Mercosul no RJ
2008 – 1ª Conferência Nacional de Juventude
2008 – 1º Pacto pela Juventude
2008 – Brasil sedia 4ª sessão da Reunião Especializada da Juventude do Mercosul
2009 – Brasil sedia 2º Encontro de Parlamentares Ibero-Americanos de Juventude
2010 – Brasil assume presidência da  Reunião Especializada da Juventude do Mercosul – REJ
2010 – 2º Pacto pela Juventude
2010 – Aprovada a PEC da Juventude
2010 – Ano Internacional da Juventude
2010 – Brasil sedia Pré-Conferência das Américas e Caribe
2010 – 1ª Conferência Mundial de Juventude realizada no México
2010 – 1ª Mostra do Projovem Urbano
2010 – Brasil passa a integrar a OIJ
2010 - Brasil assume vice-presidência da OIJ na 15ª Conferência Ibero-Americana de Ministros e Responsáveis de Juventude
2011 - Encontro de Alto Nível da ONU sobre a Juventude em Nova Iorque
2011 -  Aprovação do Estatuto da Juventude pela Câmara Federal

Fonte: SNJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário