quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PJ realiza debates na Escola Wanda Krieger Gomes - Semana do Estudante

O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto, em todo o Brasil. A Pastoral da Juventude do Brasil promove a Semana do Estudante, desenvolvendo atividades nas escolas. Neste ano, a Pastoral da Juventude da Diocese de Caçador está mobilizando os estudantes e debatendo o tema da Semana do estudante: Juventude e Educação. O objetivo desta ação é a conscientização sobre o lugar que o jovem ocupa na sociedade e a importância de ter o conhecimento de seus direitos, informando e debatendo juntamente com os estudantes.

O secretário Diocesano das Pastorais da Juventude, Carlos André Basílio informou que as atividades realizadas na Escola de Educação Básica Wanda Krieger Gomes, são alusivas à 11ª Semana do Estudante e seguem um roteiro organizado pela equipe da Pastoral da Juventude da Diocese, com apoio da Pastoral da Juventude de Caçador. “Estamos realizando um resgate histórico das Semanas do Estudante, que iniciaram em 2003, debatendo sobre a realidade da Educação no campo e na cidade, além de ressaltar a importância da aprovação do Estatuto da Juventude”.

O trabalho foi realizado com cinco turmas de Ensino Médio da escola, envolvendo aproximadamente 140 estudantes e vários professores. Segundo Gabriel da Costa Leite, participante da Pastoral da Juventude e Coordenador de um Grupo de Jovens de Base, “com a recente aprovação do Estatuto da Juventude é importante refletir sobre o modelo de educação vigente, e a educação que queremos, além de formas de garantir a implantação do Estatuto”.
O objetivo desta ação é a conscientização sobre o lugar que o jovem ocupa na sociedade e a importância de ter o conhecimento de seus direitos, informando e debatendo juntamente com os estudantes. A pastoral da Juventude chama atenção para uma sociedade onde todos tenham direito a mesma educação, com qualidade e acessível a todos, com uma participação efetiva dos estudantes, levando em conta sua realidade.


O subsídio da Semana do Estudante apresenta Jesus Cristo, que em discussão com os doutores da lei (Lc 2,46-47), expressou sua preocupação com o ser humano em sua totalidade. Mostrou, desta forma, que adolescentes e jovens trazem em si uma sabedoria transformadora, que leva os adultos a mudar seus conceitos e convicções.


Os jovens Gabriel, Fabio, Michele, Claudio, Bianca e Carlos, que estão realizando a visita à escola, ressaltaram o debate da instituição do Conselho Municipal da Juventude, que ganhou respaldo no início desta semana, quando o vereador Flavio Henrique dos Santos, indicou a sua constituição durante Sessão da Câmara Municipal de Vereadores. “Estamos comentando sobre a existência dos Conselhos de Juventude em nível nacional e estadual. Falamos também, sobre o início do conselho em nível municipal, pois nas palestras estavam presentes líderes das manifestações realizadas no município, no mês de junho, além de líderes do grêmio estudantil, percebemos uma grande aceitação desta proposta”, comentou Gabriel.



A equipe da Pastoral da Juventude agradece o apoio do Diretor Anderson, dos professores e dos estudantes.

Mais fotos clique aqui.

Texto de: Divanete Eloisa Bachi
Fonte: Jornal Extra
Fotos: Divulgação da PJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário