quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

5º Etapa da Escola de Líderes

Aconteceu nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2014 na comunidade do Gioppo. Em média 20 jovens participaram dessa etapa da II Escola de líderes da Micro de Caçador.


Primeiramente conversamos sobre anunciar a boa nova do evangelho, anunciar o que queremos para a nossa nova terra. Depois o Leandro conduziu o momento do processo de formação da fé. Que sucedeu da seguinte forma:

Dimensões:
Integração
Personalização
Evangelização 
Conscientização
Capacitação

Antes de falarmos de PJ precisamos falar de pequenos grupos. Segundo Documento 85: Os grupos de jovens são um instrumento pedagógico de educação na fé. O pequeno grupo foi usado por Jesus para convocar e formar seus doze apóstolos.

Na convocação precisamos motivar os jovens; informar eles; e despertar o interesse as propostas pastorais.

Na nucleação: convivência com o grupo; aprofunda-se mais os temas como amizade, boa convivência; se descobrem.

Iniciação: hora da formação; começa outra visão para problemas sociais, comunidade; momento de perceber as limitações; começa a desenvolver o grupo.

Militância: comprometimento com o grupo/missão; algumas vezes o grupo “morre” para estes que formaram o grupo serem militantes para formarem outros grupos.

Fizemos uma reflexão sobre a leitura Lucas 8, 16-18 e sobre a música Há um barco esquecido na praia – Padre Zezinho.

Logo após o Edenilson conduziu um momento falando sobre a organização da igreja desde os primórdios até hoje. 


Depois o Alexandre, a Sandra, a Scheila, e o Rafael fizeram um momento de recreação com músicas, dinâmicas que podem ser usadas nos grupos de jovens.


Um dos momentos emocionantes da etapa da escola foi a Caminhada dos Mártires onde podemos conhecer tantos mártires que sofreram e foram torturados por lutarem pelos pobres. Caminhada a luz de velas. 
Após a caminhada foi feito o encaminhamento dos jovens para as casas de família. 


No dia 19/01 no domingo de manhã, os jovens que participaram da escola ajudaram na animação e liturgia da missa na comunidade. Podemos conhecer um pouquinho mais sobre a comunidade. Ainda de manhã, fizemos uma partilha de como foi o poso nas casas, sobre a missão e sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Nas três atividades, os participantes se sentiram muito bem acolhidos pelas famílias, na JMJ, a única diferença foi que o pessoal de Videira ficou em alojamento e Caçador nas casas de família, mas todos sentiram-se muito bem acolhidos.

Almoçamos com o pessoal da comunidade do Gioppo. Uma delícia. 

De tarde, o pessoal da coordenação propôs uma dinâmica para os jovens, mostrando como funciona o capitalismo. Logo após, fizemos uma reflexão de como funcionava a dinâmica.

Acabamos a etapa fazendo os encaminhamentos finais. Próxima etapa será o nosso retiro. Aguardem por novidades. 

Escrito por: Manuelle Catapam Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário